sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

UM ALERTA IMPORTANTE

Ontem, dia 2 de dezembro, o jornal Folha de São Paulo(versão impressa), publicou uma matéria da jornalista Débora Mismetti, que faz um alerta importantíssimo aos pais. Ainda raro, mas já preocupante, crianças e até bebês estão fazendo dieta. Segundo o texto, mães preocupadas demais com excesso de peso, estão regulando a alimentação dos fillhos.
Na matéria, a especialista em obesidade infantil e membro da  Abeso(entidade para estudos da obesidade), Zuleika Halpern, diz que mães obcecadas com o seu próprio peso, são  as que mais regulam a alimentação dos bebês, sendo as meninas são as maiores vítimas.
Essas restrições alimentares, podem causar deficiência de ferro por falta de carne, assim como desiquilíbrio hormonal por falta de gordura, baixo crescimento, hipoglecimia e metabolismo alterado por falta de carboidratos.
Problemas como esses, acontecem segundo a matéria, porque existem dois tipos de pais: o primeiro é o obeso que se culpa e tem medo que o filho se torne gordo também. O outro, é o ortoréxico que tem mania de alimentação saudável, que elimina doces e carne em favor de produtos lights ou naturais.
De fato, a obesidade infantil vem crescendo no últimos anos em todo mundo, incluindo no Brasil, mas isso não significa que bebês devam ser submetidos a uma dieta igual a de um adulto. Se a criança come muito, o volume de alimento pode ser limitado, mas é preciso saber o motivo da criança estar comendo compulsivamente, não simplesmente tirar da alimentação dela, fontes energéticas importantíssimas para o seu desenvolvimento.
O que os especialistas orientam é uma dieta saudável, na quantidade e preparos certos mas sem restrições de alimentos essenciais para o seu crescimento.

2 comentários:

  1. Olá Camila!

    Fico muito feliz em ganhar mais uma seguidora em meu blog!
    Parabéns por começar o registro desta sua caminhada rumo a maternidade! Me arrependi de não ter feito o blog desde a gestação, mas acho que era pra ser assim mesmo.

    Agora - aproveitando que vc é daqui de Curitiba - vou vender meu "produto" rsrsrs... Vc já tem sling? Dou aula de dança para mães e bebês, usando sling!

    Quando nasce seu bebê?

    Bejos Isa.

    ResponderExcluir
  2. Oi Isabella, tudo bom?
    Então, gostei muito do seu blog e como esse universo é relativamente novo para mim, estou lendo tudo o que se refere a bebês. Pois é, resolvi começar meu blog antes de saber o sexo do bebê, que vou saber na semana que vem. Já ouvi falar do sling sim, mas não sabia que tinha até aula de dança,rs. Quero muito usá-lo. O meu bebê nasce em maio de 2011.
    Me passa seu contato então.
    E continue lendo o blog, rs.
    Um beijo
    Camila

    ResponderExcluir