terça-feira, 30 de novembro de 2010

AGORA CAÍU A FICHA, QUE DELÍCIA!

Hoje inauguro esse blog literalmente, apesar de já estar sendo delineado na minha cabeça desde que descobri minha gravidez, há uns dois meses e pouco. Já tive um outro blog junto com algumas amigas e colegas de profissão,chamado de Meninas de Papel. Era bem bacana, cada uma escrevia seu texto em determinado dia da semana( e ai de quem falhasse, rs),os temas eram os mais variados, um por semana e iguais para todas. Foi uma época legal, mas talvez por falta de tempo ou de estimulo, não demos continuidade. Ma isso é uma outra história...
Como jornalista e sem emprego fixo no momento, estava sentindo falta de escrever. E por que não,escrever sobre gravidez, sobre o que estou vivendo no momento? Ontem,dia em que entrei no 4º mês, tomei coragem e com a ajuda de uma amiga(sim, precisei de  ajuda, rs), fiz o blog. E hoje, eis aqui o primeiro texto.
Como diz minha mãe, até agora tenho sido uma grávida privilegiada, pois pouco enjoei, vomitei apenas uma única vez, e até agora só engordei 400g. Não, não pensem que sou daquelas grávidas písicas que pensam muito mais no corpo do que no bebê. Não. Muito pelo contrário, estou me cuidando e consequentente cuidando do meu filho(a). E quando falo me cuidando, não é fazendo regime, pois como umas seis vezes por dia, mas como coisas saudáveis( um docinho ou outro também entram, ninguém é de ferro), com a ajuda de uma ótima nutricionista. E tenho me sentido muito bem. Não quero em hipótese alguma engordar mais que 10 kg. Pode acontecer, mas quero evitar. Até por que uma criança que nasce com 4kg  ou mais por exemplo,pode no futuro, ter problemas como  diabetes e obesidade(me corrijam os profissionais se eu estiver errada).
Mas de resto, no  primeiro trimestre, tive tudo o que qualquer outra grávida também sente. Muito sono e muita vontade  de fazer xixi, por exemplo. Só sei dizer que estou muito feliz com esse presente que Deus me deu e confesso que só agora caiu a ficha, talvez pela mudança que vejo no meu corpo com  alguma nitidez só agora, a barriguinha começando a aparecer, a calça e a bermuda que já perdi.... enfim, quero compartilhar com vocês leitores e leitoras que estão passando ou virão a passar por essa experiência maravilhosa que é a maternidade, alguns momentos da  minha gestação. Prometo tentar postar pelo menos uma vez por semana.





7 comentários:

  1. Adorei o primeiro post...Boa sorte no blog e muita saúde pra vcs...

    ResponderExcluir
  2. Cami, vc está grávida? Que legal meninaaaaaaa, parabéns. Tudo de bom pra vcs e sucesso no novo blog. Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Alimentação é importante mesmo!!! Qualquer coisa pergunte à quase nutricionista aquiiii.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Queridos, adorei os comentários. Obrigada pela força de todos, em especial a sua meu amor. Também sou sua fã!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Camila... que bom que não teve enjôos e nem vomitou muito. Eu não tive a mesma sorte: vomitei muito, passei 2 meses com muito enjôo e tive azia durante TODA a gestação (e olha que minha filha nasceu carequinha!! rsrsrs... Depois disso passei a não acreditar mais nessas crendisses dos mais velhos...). Até durante o TP a maldita azia continuou. Só passou mesmo quando ela nasceu!

    No entanto, sobre engordar... cheguei a "emagrecer". Antes eu usava n°40 e na gestação usei n°38. Ganhei peso única e exclusivamente na barriga (8kg no total). Só inchei na última semana de gravidez. E olha que nem fiz acompanhamento com nutricionista: deixei a natureza me guiar e segui minha boa e velha intuição. Acabei me alimentando super bem e seguindo o que meu corpo pedia. Consegui deixar todas as gulozeimas de lado sem nenhum esforço, simplesmente não tinha vontade de comer chocolates, muitos doces, refrigerantes, carne... Acho que parte disso foi sorte, mas a outra parte foi ter me envolvido muito com a gestação: muita yoga e sintonia com a filhota na barriga.

    vou dar meu pitaco, posso?
    Não sou nutricionista nem nada, mas a questão do bebê nascer com mais de 4kg e ter problemas futuros... Eu não acredito muito não. Acho que, a partir de uma média feita por certas pesquisas isso foi colocado como uma probabilidade maior disso acontecer quando o bebê nasce grandinho, mas acho que isso depende muito do tipo físico dos pais, entre outros fatores.

    Mas, sim, acredito que a os cuidados da mãe durante a gestação influenciam (em praticamente 100%) nas questões futuras do bebê. Tem que se cuidar sim, com certeza!!
    Mas, além de cuidar dos quilinhos a mais, acho que cuidar da sua MENTE e do EQUILÍBRIO interno pode ser ainda mais importante. A beleza do corpo físico é consequência desta conquista do equilíbrio da mente.

    Vc frequenta encontros de gestantes? Em Curitiba tem alguns bem legais... Eu frequentei alguns, troquei idéias com outras mães, aprendi muito sobre todo o vocabulário materno (que é quase um outro idioma! rsrs...)e estudei bastante sobre a maternidade.
    Se aceitar um conselho, é este que dou: aproveite a gestação para estudar sobre essa profissão de mãe, e nada melhor do que fazer isso com outras mulheres que passam pelo mesmo momento que você.

    Se tiver interesse em conhecer alguns grupos de gestantes, entre em contato.
    isabella.isolani@hotmail.com

    Beijo grande. Isa.

    ResponderExcluir
  6. Oi Isabella, pois é, a gente acaba lendo muita coisa e as vezes até se confunde né?
    Então,infelizmente não posso ficar sem nutricionista, pois já fiz uma cirurgia que necessita de acompanhamento nutricional sabe? Talvez por isso, nos dois primeiros meses eu tenha emagrecido 750g e depois engordado 400g. Mas graças a Deus, me sinto bem, e qdo tenho vontade de comer porcarias, se não vou procurar, ela logo passa. Enjôo um pouquinho, mas nada demais.
    Eu tb sempre pratiquei atividade física e ultimamente fazia Yoga, mas parei. Quero fazer pilates agora.
    Ainda não entrei em nenhum curso de gestante, mas gostaria muito. Vc tem algum para me indicar?

    Pode me passar no e-mail camilaage@gmail.com

    Obrigada
    Beijo
    Camila

    ResponderExcluir
  7. É amiga, a alimentação saudável durante a gravidez é primordial. A ingestão excessiva de doces e carboidratos podem fazer a mãe desenvolver diabetes gestacional e tendo como consequência bbs gigantes, grandes, com pesos a cima de 4 a 5 kilos!!!!

    ResponderExcluir